21.3.06

Casa Garabed

Depois de várias intenções sem nenhuma ação, finalmente fomos conhecer a Casa Garabed, eleita inúmeras vezes a melhor esfiha de São Paulo.

Chegar lá é uma aventura, o restaurante fica em uma ruazinha estreita encrava no bairro de Santana, não tem placa na porta, mas o movimento de carros indica o lugar... Nos perdemos um bocado, mas finalmente achamos o caminho, no fim, foi boa a perdida, aumentou o apetite e consequentemente o prazer de comer.

O restaurante foi inaugurado em 1951 pelo Sr. Garabed Deyrmendjian, como o nome indica, imigrante armênio, que veio de seu país com um livro de receitas na mão e uma grande vontade de fazer comida honesta. 55 anos depois, seu filho Roberto continua tocando o negócio com a mesma dedicação e objetivo do pai. O resultado é uma comida minuciosa, fresca, feita na hora... maravilhosa!

A simplicidade do lugar chama a atenção, o que havia para ostentar foi gasto na comida. Também salta aos olhos o asseio do lugar (um dos orgulhos do dono). Um capítulo a parte é a cozinha, que gira em torno de um grande forno a lenha que tem a idade do restaurante, lindo, digno da ousadia de Prometeu!

Pedimos de cara as tais das esfihas, queríamos saber a que se devia o título. Pois bem, são feitas na hora, assadas no forno a lenha, são crocantes por fora, a carne quase crua dentro, os temperos cortados de forma milimétrica exalando sabores na medida certa... Feita pra atiçar nossa gula!

De pois das esfihas comemos uma salada de miolo de berinjela assado no forno, temperada com ervas, tomates e muito azeite... perfeita... seguimos com um espeto de filé mignon intercalado com tomate, cebola e pimentões das três cores, acompanhado de arroz com lentilha fartamente polvilhado de piñoles.

De sobremesa fomos ao céu provar o delicioso creme do céu, uma mistura de creme de leite, leite condensado coberto por calda de damascos azedinhos contrastando com o doce, aiaiai...

Como o assunto é honestidade, não podíamos deixar de falar da conta, justíssima! Toda a brincadeira, com bebidas incluídas, ficou a R$ 30,00 por cabeça!

Um restaurante bom e honesto a gente reconhece por pequenos detalhes: azeite extra-virgem de boa qualidade, disponível nas mesas, sem furos milimétricos, pra ser usado e abusado, ingredientes nobres, garçons antigos, donos apaixonados pelo que fazem... Casa Garabed tem tudo isto e mais um pouco.

Aventure-se pela Armênia, fica logo ali, em Santana!

Rua José Margarido, 216 - Santana - Zona Norte - 6976-2750 / 6979-3943
Fechado às segundas-feiras

Nenhum comentário: