11.4.06

Paraty I

Nosso paraíso na terra, parada obrigatória ao menos duas vezes ao ano, recarregador das baterias. Passear por suas ruas tortas, contornando os pedaços alagados pela maré alimenta nossa alma...

Algumas dicas para curtir ao máximo a cidade:

1- Pousadas

Não reserve pousada antes, em especial fora de temporada é mais legal arrumar a pousada ao chegar lá, você entra de uma em uma e escolhe a que mais lhe agrada. Três dicas:

- Pousada Flor do Mar – muito boa e barata, quartos amplos, decoração de bom gosto, precinho super camarada. Só um aspecto a ser observado, a dona mora na pousada, assim opte pelos quartos que ficam mais próximos ao portão de entrada e não os do fundo que são próximos a casa dela, pois a família é barulhenta. Escolha entre os 4 primeiros. O café da manhã é muito bom!
Fica na Rua Fresca, 257 (tel. 24 - 33711674)

- Pousada Morro do Forte, ou Pousada Morro (fazemos confusão do nome), mas o ponto de referência é que o portão da pousada fica em frente à entrada do morro do forte. É boa e barata, o café da manhã é um pouco chutado, mas mesmo assim vale a pena. Se possível peça para ficar no quarto grande, do alto (é o quarto onde os donos moravam), é lindo e enooorme!

- Agora se quer algo muito especial e não extorsivo, a dica é o Le Gite de Indaiatiba, que agora tem até site: http://www.legitedindaiatiba.com.br/, passamos nossa lua de mel lá.
É o seguinte, fica a doze quilômetros de Paraty, sentido Angra no sertão da Graúna, é um dos melhores (senão o melhor) restaurante da região, e uma pousada paradisíaca, que não é baratinha mas também não é absurda de cara (R$ 150,00 o casal). Tem três bangalôs, que ficam no meio da mata, cada um com um caminho individual iluminado por tochas, que dá em uma cachoeira com piscina natural e sauna.Tem ainda uma raia de piscina com água de cachoeira e fundo de pedras.

O café da manhã é o ponto forte, folhado de maça francês feito na hora (assim como todos os pães), e a melhor omelete que já comemos na vida, feita com ovos caipiras.

Mesmo que não fique hospedado no Gite, fica a dica, ao menos um dia almoce por lá, chegue mais cedo, tome uma caipinha de frutas, curta a sauna e a cachoeira e depoois saboreie a comida do Olivier e Valéria (sugiro o peixe com maga e pimenta, o ravióli de taioba e de sobremesa a Tarte Tatin com sorvete de canela). É importante ressaltar que o restaurante é um pouco caro, fica na máxima “em terra de cego quem tem um olho é rei”, mas eles têm mais de um olho no quesito comida, vale a extravagância.

2- Restaurantes

Paraty tem um problema sério, tem muito estabelecimento bonitinho mas ordinário. Fuja do Café Margarida, mais fake impossível , o Kontiki (ruim e extorsivo, apesar de lindo – fica em uma ilha) e o do Hiltinho (extorsivo e nem por isso). Os seguintes restaurantes são honestos e bons:

- Punto Divino – o dono é italiano e faz uma comidinha italiana muito honesta, as massas são deliciosas, a pizza é bem boa, gostamos das saladinhas, em especial a de rúcula, que tem uma rúcula fresca, de horta. O preço é muito bom.

- La Pignata – excelente, experimente o cartoccio de espaghetti com frutos do mar (mas espere um dia de muita fome, pois a fartura é grande). O preço é honesto, a dona muito simpática, prosa boa. A noite tem pizza.

- Arpoador – a melhor moqueca sem sombra de dúvida!

- Sorveteria Miracolo – está entre os melhores sorvetes que já tomamos na vida, os de fruta, especialmente, são de fato um milagre, deliciosos. Experimente os de goiaba, coco, banana e o de coco com ameixa.

Outra dica: faça um passeio pela estrada de Cunha.. é linda! Procure pelos restaurantezinhos que tem no caminho, comidinha caseira, fogão à lenha, beira do rio... deliciosos, tem um especial que não lembramos bem o nome, mas que é fácil encontrar, fica do lado direito da estrada, na beira do Rio e tem o nome da dona, se perguntar em Paraty eles sabem, senão vale a aventura de acha-lo – prove a galinha ao molho pardo.

Um comentário:

Anônimo disse...

fantastico o Blog de vcs, conheci Party, e agora com detalhes e vontade de voltar a visita-la.
Obrigado pelas dicas
Bete - Amarildo SP