11.4.06

Paraty II

3- Compras

- Ateliê Lúcio Cruzz – nosso predileto, coisas lindas, vários artistas. Fica na Rua Dona Geralda.

- Ateliê Paris Paraty – é de azulejos pintados, uma família francesa os confecciona. Adoramos! Os da mãe são mais clássicos, tem uma a linha com paisagens e ruas de Paraty, coleciononamos... os do filho são mais diferentes, lindíssimos, uma coisa meio primitiva... aliás, as telas dele são maravilhosas.

- Traço Atelier – Rua da Praia – compramos aí uma peça bem legal, um toco de madeira pintado com mulheres, lindo, lindo.

- Tapetes de retalho no tear, são lindos e baratos, tem em qualquer lojinha, uma boa para compra-los é uma grande que fica na Rua da Praia. Panelas de barro também, são boas e baratas.

- Camisetas – as mais bonitas na nossa opinião são as da Talismã.

- Barquinhos – são um charme. Perto do Lúcio Cruzz tem um ateliê só de barquinhos (perguntem onde fica), tem pintados e não pintados, e tem uns bem legais que são cortados ao meio para serem pendurados na parede. Temos uma coleção e como são baratinhos costumamos trazer de presente para todo mundo.

- A Casa da Cultura de Paraty, além de linda e de ter sempre eventos bacanas, tem uma loja de artesanatos maravilhosa, eles trazem o trabalho dos pescadores, de quem mora longe.

- Ateliê Ararajiba (se não me engano é este o nome), além do artesanato lindo, lindo, o dono realiza passeios ecológicos muito bacanas, vale uma conversadinha se estão animados para uma trilha no meio da mata.

4- Passeios

- Em um dos dias, alugue um barco no cais, nada de arrumar um barco grande cheio de gente, alugue um pequeno, negocie com o barqueiro para passar o dia, feche o preço. Veja bem, há que se negociar, nunca aceite o primeiro preço, a concorrência é grande. Nós pegamos sempre o mesmo, coisa de nostalgia... é o Mimi, barco do Mestre Hildo (que já se aposentou). É o mais lento de todos, vão ser ultrapassadas por todos os outros, mas isso pode ser um atrativo... e tem mais, o sobrinho dele que toca o barco não fica forçando a barra para parar nas ilhas onde ele tem trato com os donos (a maioria dos barqueiros fazem isto), ele para onde a gente pede, é simpático e na dele.

No barco, peçam uma paradinha na Ilha Sapeca, lindinha, tem uma caipirinha bacana. Umas paradas próximas a rochedos para um mergulho, uma entrada no saco de Paraty Mirim (se o tempo deixar), e outra paradinha em frente à casa do Amir Klink (somos fãs dele).

E o melhor: na volta peça para parar para comer na Ilha Catimbau, é uma das melhores comidas de Paraty, frutos do mar na plancha, o polvo é delirante e tem um prato que é um mix de todos frutos do mar, comem três pessoas sossegadas. E além da comida boa, a ilha é minúscula, de muito bom gosto, e você pode ficar comendo e nadando, o restaurante fica em um deck em cima do mar, você nada com os peixinhos... paraíso na terra.

Para o passeio de barco leve frutas e água mineral, pois assim você aguenta segurar a fome até umas 16:00 horas e então parar no Catimbau na volta para Paraty. Chegue no cais por volta das 10:00 horas. O passeio de dia todo custa por volta de R$ 80,00, se for o caso, vale a pena chamar outras pessoas (não muitas) para rachar o custo, já fizemos isto e foi bom.

- Maria Isabel – a Maria Isabel faz a melhor cachaça de Paraty, é a cachaça que dão de presente para os participantes do FLIP, muito boa. Melhor ainda é conhecer a Maria Isabel... é ela que planta a cana e faz sua cachaça. Ela é uma mulher culta, inteligente e divertida... já morou fora do país, tem muitas histórias boas... seu ateliê fica em um lugar paradisíaco, vale conhecer.

Fica a 7,4 km do trevo de Paraty em direção ao Rio de Janeiro, primeira entrada de terra à direita (depois da estrada que leva à Igreja N. Sr.a. dos Remédios no Bairro Corumbê), manter sempre à esquerda nas bifurcações, seguir mais 1,3 km. (024- 9999.9908).

- Praia de Mambucaba – indo para Angra, fica na Vila de Trabalhadores da Eletronuclear, praia maravilhosa, super limpa, com ondas gostosas. Como é a Vila, só entram 100 carros de fora por dia. Ao lado dela, em direção a Paraty, fica outra praia deliciosa, quase deserta. Na volta de Mambucaba, vale uma passada pelo Le Gite para almoçar.

- Picinguaba – fica bem antes de Paraty, ainda no estado de São Paulo, um charme, uma vila de pescadores, nós já passamos umas férias em um casa alugada lá – tem uma ceramista muito boa, peças lindas, e um cachorrão super simpático, que se chama Arthur.

- Um pouco antes de Picinguaba (indo em direção ao rio), do lado esquerdo da pista tem placas indicando a Casa da Farinha, é um moinho antigo, lindo, com uma cachoeira sensacional. Aproveite para comprar a famosa e deliciosa farinha.

- Em Paraty um dos nossos passeios prediletos é subir o Morro do Forte no fim de tarde, e então descer a rampa de pedra que fica lá em cima até a beira do mar para assistir o pôr do sol... lindo... é possível observar todas as correntes marítimas.

- Paraty Mirim – indo em direção à Sampa, vale dar uma escapadinha até Paraty Mirim, vila linda, com uma igrejinha bucólica na beira do mar.

É o suficiente para uma viagem, o resto fica por ser descoberto...

Nenhum comentário: