3.4.06

Comida Preguiçosa!

Tod@s temos dias de preguiça, dias em que não queremos fazer nadinha, quando muito assistir um filminho ou ler um livro, ou os dois... Existem também aqueles dias em que a maratona foi dura, chegamos a nossas casas podres, no pó... Nestes dias o que a gente não quer mesmo é ir para a cozinha... Sim, sempre há a possibilidade de pedir uma pizza, ou um sanduba ou comer uma fruta, ou pão velho com manteiga...

Mas também existe a comida preguiçosa! Está totalmente dentro da categoria comida honesta, é muito fácil de fazer e é gostosa... No final das contas, a gente até que se sente um pouco melhor, estamos pregad@s mas comemos boa comida!

Para ter acesso a uma comidinha boa e rápida, é importante ter sempre em casa alguns ingredientes básicos:

-ovos, massa de macarrão, azeite de boa qualidade, aceto balsâmico, nozes, amêndoas ou avelãs, uva passa, damasco seco, queijo gorgonzola, parmesão, manteiga, ervas frescas (o ideal é ter vasinhos).

Algumas de nossas receitinhas favoritas:

Ovos com tomates (receita do livro “Não é sopa” da Nina Horta)
Corte dois tomates bem maduros ao meio no sentido do comprimento, retire a parte esbranquiçada do cabo.
Unte generosamente uma frigideira anti-aderente com azeite de oliva e coloque as bandas de tomates viradas para baixo, formando quatro pétalas de uma flor, junte três dentes de alho picados grosseiramente (em pedaços grandes), tampe a frigideira e leve ao fogo baixo... Deixe o tomate cozinhar até dar uma queimadinha por baixo, quebre então dois ovos sobre o tomate, polvilhe com sal e pimenta do reino a gosto e tampe novamente a frigideira até que os ovos estejam no ponto de seu gosto – nós adoramos com a gema bem mole...
Coma com pão francês. Não se esqueça de “limpar” o fundo da frigideira com o pão, colhendo assim todo o sabor!
Se for de seu gosto junte fatias de pimentas dedo de moça ou ervas frescas!

Capelini ao limone falso
Retire da geladeira, para chegar à temperatura ambiente, um bocado de manteiga (de preferência, use sempre para cozinhar manteiga sem sal, para não interferir no sal que você vai usar na comida).
Coloque água para ferver com sal - cozinhe o capelini ao dente – cuidado, pois é muito rápido.
Despeje um boa quantidade da água quente que usou para cozinhar o macarrão sobre o recipiente que vai servi-lo para que fique aquecido. Jogue fora a água e coloque no prato pedaços da manteiga, jogue o macarrão já escorrido e quente sobre a manteiga, junte gotas de suco e raspas de limão (de preferência siciliano, mas na falta, pode ser do Taiti mesmo), misture tudo delicadamente juntando sal e pimenta do reino moída na hora a gosto.
Pra ficar metidinho sirva com uma colherada generosa de caviar (daquele falso mesmo, tipo ovas de salmão, encontradas em supermercado por um preço acessível).

Saladas simpáticas e rápidas
1- Verdes variados, queijo gorgonzola, nozes picadas, figos ou peras em fatias ou ainda uva passa ou damasco seco – molho de mostarda (mostarda dijon, limão, azeite, sal e pimenta do reino).
2- Recheie folhas de endívia com morangos ou ameixas em cubinhos, regue com um molho de creme de leite, gorgonzola, azeite e sal.
3- Tomates cereja partidos ao meio, fatias de pepino japonês, cebola em gomos, azeitonas pretas, rúcula e alface, queijo feta ou chancliche branco (sem zatar por fora) – tempere com limão, azeite, sal e pimenta do reino.
4- Rúcula, gomos de laranja sem pele e sem sementes, lascas de parmesão – molho de balsâmico com azeite – era nossa salada predileta no Tambor – só não nos lembramos se era mesmo temperada com balsâmico, mas fazemos sempre assim.
5- Beterraba crua ralada, cebola em cubinhos pequenos, salsinha e cebolinha – tempere com balsâmico, azeite, sal e pimenta do reino.
6- Cubos de pepino japonês, alho picadinho sem o germe, hortelã fresco em fatias, iogurte natural, limão, azeite, sal, pimenta do reino.

Torradas especiais
Sobrou pão velho? Tem uma maça ou uma pêra marcando na fruteira?
Corte o pão no sentido do comprimento, passe manteiga (sem sal), disponha sobre a manteiga umas fatias finas de maça ou de pêra, polvilhe com açúcar e canela. Leve ao forno até dourar... Fica uma maravilha com chá preto!
Se não tiver maça ou pêra fica maravilhoso só com manteiga, açúcar e canela.

Sopa de ervilhas
Em um dia de disposição cozinhe em panela de pressão um pacote de ervilhas secas partidas ao meio. Quando estiver cozida passe pela peneira ou bata no liquidificador, até ficar um creme. Congele em porções.
Dias de preguiça:
1. Descongele a porção de ervilhas, doure cebola e alho, junte as ervilhas, sal e pimenta!
2. Descongele as ervilhas, sal a gosto, junte uma generosa porção do queijo de sua preferência.
3. Doure cebola, junte bacon, deixe dourar... junte as ervilhas já descongeladas, sal, pimenta e salsinha!
4. Doure cebola, lingüiça calabresa curtida (sempre temos em casa, ficam penduradas pegando gosto), tomate em cubinhos, pimenta dedo de moça, creme de ervilhas!

A ervilha pode ser substituída por lentilhas ou grão de bico!

Coloque pra tocar a sua música predileta do Dorival Caymmi, e bom apetite!

3 comentários:

Anônimo disse...

Ai...ai...só falta alguém prá co;car bicho do pe'...

Anônimo disse...

Ih...era coçar...

Anônimo disse...

Abacaxi Voluptuoso

Liguei pra padaria.
–Neide, manda uma porção de abacaxi pérola com raspas de limão?!

A imagem:
4 rodelas amarelo-transparentes, semi-cobertas em seu suco com o caldo de 1/2 limão, polvilhadas com musguitos verdes.

Não, não comi na hora em que chegou. Coloquei-a para descansar por 6 horas na geladeira.

O orgasmo:
Sem músicas, ambientais ou compostas, silenciosamente, meus dentes explodiram o manjar no céu da boca.