6.11.06

Selenitadas

Companheira inseparável de Bromélia, Selenita dá seus pulinhos e também se arrisca na cozinha, a autêntica comida de elementais!
...
Salada Leprechauniana da Floresta Encantada
.
Sempre me encantei com os Leprechauns, povinho bacana, lá das bandas da Irlanda. Pois! Não é que insistem em existir, em que pese a devassa feita pela igreja no imaginário das pessoas de lá?
.
Por aqui, de quando em vez, dão o ar da graça lá em casa. Eu mesma gosto muito de visitá-los na floresta em que vivem, o que faço graças a uma caixinha de pó de pirlimpimpim, que ganhei do ilustre Visconde de Sabugosa, quando tive o prazer de visitar o Sítio do Picapau Amarelo.
Pois bem, todas as pessoas sabem que Leprechauns são muito gulosos e, talvez daí, nossa grande afinidade...
.
Assim, como forma de exaltar essa característica que nos une, decidi homenageá-los com uma receitinha de salada, inspirada na floresta em que vivem, após apreciar meu pirlimpimpim.
.
Para isso misturei cogumelos - ou casinhas de Leprechauns - com frutinhas da floresta, furtei algumas nozes de esquilos e juntei com uma mistura de folhas que lembra bem as cores das matas...
.
Abuse do pó de pirlimpim e faça você também uma deliciosa Salada de Leprechaun ou Salada da Floresta Encantada. É muito fácil:
.
Pegar uma porção de folhas variadas, com a sensibilidade que o olhar e paladar exigem - alface verde e vermelha, rúcula, agrião, radiccio, endívias, escarola - sem esquecer que se deve levar em conta a conjugação de sabores das plantas e ervas - picantes, neutras e amargas, tudo em perfeita harmonia.
.
Escutei alguém ai perguntando quanto é uma porção. Em geral meço uma porção de salada pelo prato de sobremesa, não muito cheio, não muito vazio! Medição leprechauniana, cheia de sutilezas e adivinhações.
.
Junte, às folhas, três ou quatro cogumelos paris frescos e crus, fatiados em lâminas, duas colheres de nozes picadas e algumas framboesas frescas (não havendo framboesas troque por amoras, bluberry ou morangos ou por um mix de todas essas frutinhas, desde que vermelhas sejam).
.
Para o molho - especialíssimo - junte uma colher de sopa de azeite extra virgem, duas colheres de sopa de vinagre de framboesas (encontrado em supermercados), uma colher de chá de geléia de framboesas ou uma colher de sobremesa de framboesas esmagadas, sal e pimenta a gosto... emulsione o molho e distribua sobre a salada...
.
Os Leprechauns se regalaram com a homenagem e Visconde de Sabugosa, acho, teria orgulho de mim...

Nenhum comentário: