19.10.06

Gosto de infância

Quando era criança e morava em Goiás, uma das grandes aventuras era furtar milho de algum milharal na vizinhança e correr para o fogão à lenha da casa de alguma amiga. Enfiávamos o milho no meio das brasas e ficávamos esperando sentadas na ponta do fogão... saía aquela espiga dourada, fumegando, ainda com vestígios de cinza... iguaria divina...

Guardo este gosto até hoje. Quando trabalhava no centro da cidade muitas vezes descia até o Parque Dom Pedro para comprar umas espigas assadas e o almoço virava um banquete!

Um amigo grego me contou que são muito comuns na Grécia as banquinhas na rua vendendo milho assado, é o cachorro quente de lá. Uma outra amiga me trouxe do México a foto que ilustra esta postagem, reparem no tamanho das espigas... de dar água na boca...

Na falta do fogão a lenha, sempre aproveito churrascos para assar algumas espigas, não tem o mesmo gosto da infância, mas mata a vontade.

Na semana passada, por conta de um compromisso de trabalho fui parar em Santo Amaro, em pleno Largo Treze, e então descobri que milho assado é uma tradição local, uma série de ambulantes vendem a iguaria, aproveitei para me fartar!

Quem quiser conferir é só dar um pulo por lá no fim da tarde, aí é só escolher, tem milho assado para todos os gostos!

Nenhum comentário: