20.6.06

Conserva de tomatinhos

Foto da conserva de tomatinhos (no canto superior esquerdo)
acompanhada da caponata (receita no Blog) e de um molhinho picante.


Aprendemos esta receita com a Tia Regina, cozinheira de mão cheia. Na ocasião, ela fez para acompanhar um pernil assado que seria servido em lascas para ser comido com pão...

Adaptamos a receita original ao nosso gosto, acrescentamos os cogumelos, algumas especiarias que não existiam, modificamos o ácido... Achamos o resultado tão bacana que entrou para o ranking de nossas receitas prediletas, uma excelente opção de antepasto para festas e que com carnes fica divina, maravilhosa!

Em uma panela de fundo grosso adicione os seguintes ingredientes (em quantidades ao gosto dos convivas):

Dentes de alho inteiros (sem casca).
Mini cebolas inteiras (sem casca).
Pimenta do reino em grãos.
Pimenta rosa.
Cravo.
Canela.
Cardamomo.
Louro.
Tomilho fresco.
Cogumelos paris ou shitake frescos (opcionais, mas ficam deliciosos).
Aceto balsâmico e um pouco de água (o suficiente para ficar uns dois dedos de líquido na panela – neste caso, a maior ou menor acidez depende do gosto d@ cozinheir@).
Sal.

Deixe levantar fervura e então junte os tomatinhos cereja ou pêra aos poucos, espere a casca rachar e reserve-os em outro recipiente e assim sucessivamente até que todos os tomatinhos passem pelo processo.

Depois de cozidos os tomatinhos, junte ao caldo que restou pimenta (pode ser em conserva, fresca ou seca – depende do ardor desejado), prove o sal e deixe reduzir um pouco.

Despeje o caldo sobre os tomatinhos e regue generosamente com azeite extra virgem.

Tem uma boa duração na geladeira e fica melhor depois de um ou dois dias pegando gosto.

Um comentário:

Adriana Gragnani disse...

A gazeta informa:
Desses já provei. São deliciosos. Sem contar que fica um prato mui lindo e não sei porque me chama a cor do alecrim fresco. Como tentei fazer em casa, só boto atenção para a quantidade de aceto. Manere, tá?