13.5.07

Sobre pé sujo

Uma super dica de nosso correspondente goiano João da Silva, desta vez sobre a definição e a higiene dos bares pé-sujo:

Quando se fala que um lugar é 'sujo', a gente normalmente quer dizer que o espaço público do lugar é sujo. Na verdade isso não quer dizer grgande coisa em termos de higiene. O que conta mesmo é se o espaço privado (a cozinha, depósito de ingredientes, etc) é suja ou não.

Muitos lugares pequenos & populares mantêm o espaço público meio encardido como uma tradição e como uma forma de atrair clientes (muita gente passa ao largo dos lugares muito asseados, temendo que sejam caros demais para suas posses). O que não quer dizer que a comida seja pouco higiênica.

Normalmente, se um lugar é bastante frequentado por gente que não é da vizinhança, sua comida vai ser asseada: o bom-senso popular rejeita rapidamente os lugares onde a comida não é higiênica. Mais ou menos como restaurantes de camioneiros na beira da estada, quando tem muitos caminhões parados na porta a comida costuma ser boa.

Uma dica boa - costuma funcionar sempre que a aplico - é dar uma olhada atrás do balcão. O último lugar que alguém pensa em limpar num restaurante popular é atrás do balcão. Ele não é parte do espaço público, logo limpá-lo não atrai clientes; e a vigilância sanitária só se importa mesmo com a cozinha & a estocagem de alimentos.

Então, se atrás do balcão está limpo, é porque os donos são extremamente asseados. E a comida com certeza também. Já vi muito restô menos popular (ou nada popular) onde o salão é impecável mas atrás do balcão... argh! Não como neles.

4 comentários:

Unknown disse...

Taí , agora vou prestar atenção atrás do balcão.

Adriana Gragnani disse...

Comilantes
Proponho uma proposta propositiva:
Comida Honesta promove concurso de receitas inéditas de lombo recheado. O/a ganhador/a degustará o próprio prato.

Pati Abbondanza disse...

Adorei o blog! Conheci através da Cozinha da Matilde...

Unknown disse...

Ei, Ainda lembra de mim??? rsrsrs Um dia desses catando cisco pela Floresta lembrei de ti. Procurei e achei tua cozinha para tomar um chá nas madrugadas frias.
Saudades de nossos papos!!
Beijos